Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizou uma vistoria em escolas publicas em todo Brasil para verificar as condições em que alunos e professores vivam diariamente. Só que em no RN, 30 escolas municipais do RN mostram que 73% das salas de aula visitadas são inadequadas. Os problemas são inúmeros como falta de ventiladores, mobiliário quebrado, além péssima circulação de ar. A porcentagem de salas com problemas no Estado é superior à média nacional, que ficou em 57% de ambientes inadequados.
Além de problemas nas salas de aulas, em outros locais também haviam inrregularidasdes como no banheiros. Falta de sabadão para lavar as mãosbanheiros sem portas e´papel higienico.Nas cozinhas das escolas também havia problemas, com 30% delas contendo falhas no armazenamento da alimentação. Em 83%, não há alvará da vigilância sanitária.
As unidades visitadas não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e não dispõem de extintores de incêndio, e a maior parte dos equipamentos presentes estavam fora do prazo de validade. As câmeras de segurança estão ausentes e não há ronda escolar ou serviço de vigilância privada.
A Operação
O trabalho da Operação Educação envolveu técnicos de 32 Tribunais de Contas visitando escolas em todo o país para verificar a infraestrutura de 1.088 unidades de ensino. Cerca de 785 auditores estão participando da Operação Educação, que se estenderá até a próxima quarta-feira (26). No RN, 14 auditores participaram do trabalho.
As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022. Os itens analisados englobam aspectos referentes à acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.