Documentos mostram que Prefeitura foi avisada do risco de desmoronamento em Neópolis

21 de Agosto 2023 - 16h58

O desmoronamento que destruiu parcialmente seis residências no bairro de Neópolis pode até ter sido surpresa para muita gente em Natal, mas não foi para a Prefeitura da cidade e a Secretaria Municipal de Obras. Pelo menos, é isso que os ofícios enviados a esses órgãos dão a entender - veja os prints logo abaixo: 

Segundo o ex-vereador de Natal, Julio Protásio, foram vários os ofícios enviados comunicando o risco de desebamento, comprovado por rachaduras no muro da lagoa de drenagem e captação da Prefeitura, na rua Ouro Preto, em Pirangi. 

"Além dos ofícios protocolados, os moradores e a vereadora Ana Paula, foram pessoalmente, no último ano, quatro vezes à sala do secretário de infraestrutura para apelar para a manutenção da parede da lagoa da Prefeitura, como também os moradores foram à Defesa Civil solicitando um laudo sobre a situação da parede da lagoa", contou o ex-vereador, em carta aberta divulgada nesta segunda-feira à tarde - o desmoronamento foi pela manhã. 

"A Defesa Civil ainda em 2021 orientou a SEINFRA a fazer a manutenção devido aos problemas já apresentados. A vereadora também protocolou ofício no Ministério Público alertando a Procuradora Geral para fiscalizar a omissão da Prefeitura por não fazer o reparo da lagoa de captação", acrescentou. 

DESMORONAMENTO

Nesta segunda-feira (21), o desabamento do muro de contenção da lagoa de captação Ouro Preto, em Neópolis, zona sul da cidade, causou o deslizamento de parte de oito residências. Desde o registro da ocorrência, a Prefeitura de Natal trabalha de forma integrada para oferecer suporte e prestar toda a assistência necessária aos atingidos. O prefeito Álvaro Dias esteve no local para acompanhar os trabalhos da força tarefa formada pelos órgãos da gestão municipal. Ao todo, seis residências foram interditadas pela Defesa Civil de Natal.

“Estamos aqui para prestar solidariedade as vítimas, bem como garantir todo apoio, suporte e acolhimento necessários. Desde quando fomos informados do ocorrido, deslocamos equipes para o local. É importante ressaltar que nenhum óbito foi registrado. Iremos garantir o abrigamento de forma emergencial e o aluguel social para as famílias atingidas até que se possa reestabelecer a infraestrutura das casas atingidas para os moradores voltarem aos seus lares com segurança”, ressaltou o Álvaro Dias.

As equipes da Defesa Civil do Municipio interditaram seis residências e seguem no local, monitorando a extensão dos danos. Já a secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) também deslocou servidores do Departamento de Abordagem Social para fazer o cadastramento dos moradores atingidos e oferecer apoio logístico para retirada de móveis, eletrodomésticos e utensílios, bem como fazer o trabalho de abrigamento e entrega de itens de higinene, limpeza e colchões. De acordo com o levantamento inicial, oito pessoas solicitaram alojamento.A Semtas ainda vai definir o local para abrigá-los. 

O cadastramento também servirá para garantir o benefício do aluguel social , até que os atingidos retornem as suas casas depois dos reparos realizados nos imóveis. A Guarda Municipal de Natal também deslocou um efetivo para a região. A secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra) já iniciou o planejamento para trabalhar na limpeza da área atingida e no reparo do muro de contenção.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias