PF acha ordem de Bolsonaro para disparo de fake news: “Repasse ao máximo”

22 de Agosto 2023 - 12h28

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) teria estimulado o repasse de fake news a um empresário, de acordo com relatório da Polícia Federal (PF). O texto da mensagem falsa insinuava, sem provas, fraudes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2022, além de ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.

Segundo informação do portal G1, confirmada pelo Metrópoles, a troca de mensagens ocorreu com o empresário Meyer Nigri, fundador da empresa Tecnisa, que teve as investigações prorrogadas junto com o empresário Luciano Hang, dono da Havan, pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

A apuração desse caso começou em 2022, a partir de reportagem do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles. À época, o portal revelou conversas pró-golpe em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um grupo de WhatsApp por alguns empresários do país.

A troca de mensagens foi feita por meio do contato “PR Bolsonaro 8”, que alegava que o Datafolha “inflou” os números do então pré-candidato Lula para “dar respaldo” ao TSE.

No fim da mensagem, escrevia-se o comando “repasse ao máximo”, no que o empresário responde já ter feito. A PF acredita que o conteúdo da mensagem foi produzido para desacreditar o processo eleitoral brasileiro por meio da produção de notícias falsas.

Empresários conhecidos
O grupo de WhatsApp citado por Guilherme Amado reunia grandes empresários de diversas partes do país, como Luciano Hang, dono da Havan; Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu; José Isaac Peres, dono da gigante de shoppings Multiplan; José Koury, dono do Barra World Shopping, no Rio de Janeiro; Ivan Wrobel, da construtora W3 Engenharia; e Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, dono da marca de surfwear Mormaii.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado