Startups do RN se destacam no Demoday Acelera AgroNordeste em Recife

22 de Agosto 2023 - 11h26

Startups do Rio Grande do Norte se destacaram no Demoday Acelera AgroNordeste em Recife. O evento, realizado na sexta-feira (12), marcou o encerramento de uma jornada iniciada com o desafio lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Sebrae no Rio Grande do Norte e outras instituições, chamado AgroNordeste Digital. O objetivo principal era impulsionar a transformação digital no meio rural, por meio de apresentações de soluções inovadoras de startups.

Essa iniciativa faz parte de uma estratégia abrangente, coordenada entre a Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) e a Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia – UNIT. Essa colaboração está focada em criar um ecossistema completo de inovação e tecnologia voltado para o setor rural.

Gestor do programa, Elton Alves destacou união para o fortalecimento de um ecossistema inovador e tecnológico, dedicado ao desenvolvimento do setor rural. Foto: ASN/RN.

  • “Combinando os esforços de ambas as unidades, estamos alinhados na busca por soluções transformadoras que possam impulsionar a modernização e a eficiência no campo”, explica o gestor do Programa AgroNordeste do Sebrae-RN, Elton Alves.

Uma das startups de destaque no programa nacional foi a JRX Consultoria, de Mossoró. A startup atua com um foco direcionado para solucionar a falta de visibilidade e controle de indicadores chave no agronegócio, que muitas vezes resultam na ausência de clareza das informações cruciais que afetam a produtividade e faturamento no campo. “Essa situação é agravada significativamente em um ambiente altamente competitivo, onde tanto a demanda por volume quanto a exigência de qualidade são elevadas.”, destacou o CEO da JRX João Paulo Rocha.

Uma outra solução que merece destaque é o Marketplace da startup “Do Campo à Mesa”. O sistema de comercialização e logística, voltado para pequenos produtores rurais, estabelece conexões entre produtores, agroindústrias, entregadores e consumidores, viabilizando a venda direta de produtos. O desenvolvimento dessa solução foi moldado a partir de um contexto problemático que se origina na logística e se estende à comercialização, seguindo uma dinâmica comum em commodities. “Reduzindo a distância entre os envolvidos, o produtor é capaz de conferir maior valor aos produtos, proporcionando ao consumidor uma experiência de mesa com produtos de qualidade diferenciada.”, afirmou o CEO da Do Campo à Mesa, Francisco Belarmino.

As duas startups receberam da diretora técnica do Sebrae-PE, Josiana Ferreira, o certificado de graduação do programa de aceleração conduzido pela empresa Cotidiano.

Sobre o AgroNordeste Digital

Esta iniciativa é promovida pelo Ministério da Agricultura e desenvolvida em colaboração com diversos parceiros, incluindo o Sebrae, a Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), Banco do Nordeste, Sudene, Embrapa, Ufersa, Univasf, UFOB, Ufcg, Ifba, CNI, Senai/FIEP (PB), Ifpe, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Abrafrutas, Cooperativa Optar Orgânicos e Vale dos Quitandeiros.

As startups participantes enfrentaram desafios cruciais, tais como a gestão de recursos hídricos, com foco em soluções para combater o estresse hídrico e melhorar a produção e qualidade em condições climáticas semiáridas. Também abordaram a rastreabilidade, desenvolvendo soluções para rastrear e registrar informações sobre a origem do produto e os processos envolvidos na produção. Além disso, trabalharam na gestão de custos e comercialização.

Outros desafios enfrentados foram o desenvolvimento de ferramentas digitais, como aplicativos e softwares, para auxiliar os produtores na gestão de suas propriedades rurais. Foram explorados também os bioprodutos, incluindo o desenvolvimento de bioinsumos de alta eficiência para o fornecimento de nutrientes e a proteção de plantas contra estresses bióticos e abióticos. Por fim, houve um foco na digitalização de processos agroindustriais, visando à automatização de procedimentos, ao uso da Internet das Coisas (IoT) no agronegócio e à adoção de tecnologias digitais para otimizar o fluxo de trabalho, processos e manejo de rebanhos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado